3 Miniaturas para Jorge Amado

Esta peça foi um projeto do Curso de Extensão da Ufba, sob supervisão do professor Paulo Rios Filho.

A proposta era criar uma peça coletiva para ser incluida num concerto de comemoração dedicado ao grande Jorge Amado. Meu amigo e colega de aulas George Christian e eu escolhemos, cada um, uma frase de qualquer um dos romances de Jorge, e construiu a sua ‘miniatura’ através de processos de livre escolha. No caso da minha peça, todo o material foi criado a partir dos possíveis contornos sonoros da frase “Políticos imbecis e gordos, suas magras e imbecis filhas
e seus imbecis filhos doutores”, expressão bastante atual, porém proveniente de “País Tropical”, um dos primeiros romances do autor.

A estrutura desta miniatura também foi inspirada pelo número 3, que é o número de períodos da frase (políticos, filhas e filhos), o número de termos utilizados em cada período (políticos, imbecis, gordos), pela reiteração por 3 vezes do adjetivo imbecis, e finalmente, por coincidência, pelo fato de termos 3 miniaturas. Isso me provocou a desenhar a peça como uma estrutura concêntrica sempre de 3 elementos que se dividem em 3 ou que se juntam em conjuntos de 3, recorrentemente.

Vinicius, que participava em qualidade de monitor, construiu a terceira miniatura a partir do material das outras duas, e assim conseguimos participar do programa e ver a nossa peça estreada pelo Camará Ensemble em 2013.