3 Miniaturas para Jorge Amado

(Este texto solo está disponible en Portugués De Brasil).

Esta peça foi um projeto do Curso de Extensão da Ufba, sob supervisão do professor Paulo Rios Filho.

A proposta era criar uma peça coletiva para ser incluida num concerto de comemoração dedicado ao grande Jorge Amado. Meu amigo e colega de aulas George Christian e eu escolhemos, cada um, uma frase de qualquer um dos romances de Jorge, e construiu a sua ‘miniatura’ através de processos de livre escolha. No caso da minha peça, todo o material foi criado a partir dos possíveis contornos sonoros da frase “Políticos imbecis e gordos, suas magras e imbecis filhas
e seus imbecis filhos doutores”, expressão bastante atual, porém proveniente de “País Tropical”, um dos primeiros romances do autor.

A estrutura desta miniatura também foi inspirada pelo número 3, que é o número de períodos da frase (políticos, filhas e filhos), o número de termos utilizados em cada período (políticos, imbecis, gordos), pela reiteração por 3 vezes do adjetivo imbecis, e finalmente, por coincidência, pelo fato de termos 3 miniaturas. Isso me provocou a desenhar a peça como uma estrutura concêntrica sempre de 3 elementos que se dividem em 3 ou que se juntam em conjuntos de 3, recorrentemente.

Vinicius, que participava em qualidade de monitor, construiu a terceira miniatura a partir do material das outras duas, e assim conseguimos participar do programa e ver a nossa peça estreada pelo Camará Ensemble em 2013.